quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Introdução

O homem e o meio ambiente mudaram muito de alguns milhares de anos atrás para cá. Porém, a vontade de ser livre e se movimentar, sempre esteve presente, nunca mudou.

Podemos dizer que a arte de se movimentar surgiu desde que o homem começou sua evolução na pré-história; quando seu meio ambiente lhe proporcionava vida em seu entorno; e quando em todo lugar havia os suprimentos para sua sobrevivência, bastava se deslocar até eles.

Pela natureza o homem adquiriu uma filosofia que hoje em dia boa parte foi perdida e isso com grande parte da natureza também. As cidades tomaram conta das partes verdes, criações dos homens dominaram criações naturais e funções humanas, o concreto nos determinou caminhos, e isso gerou um conflito onde muitos tiveram que se espremer mesmo contra vontade, aumentando assim as distâncias sociais entre ricos e pobres.

Em todo lugar as frustrações e as vontades foram se tornando parecidas. Por falta de se conhecer e saber do que realmente somos capazes, estamos sempre apaixonados por coisas fúteis justamente para suprir o vazio criado por sermos hoje em dia tão frágeis. A cada geração que nasce, parece ser mais difícil se desenvolver fisicamente devido a falta de espaços para se movimentar. Somos cercados por muros, corrimãos, prédios, escadarias, e outros obstáculos que dificultam os nossos movimentos naturais de locomoção.

Uma modalidade contemporânea que retoma o vínculo do homem com o meio ambiente (chamada de PARKOUR) possibilitou usar obstáculos urbanos e naturais como uma forma de desenvolvimento físico e psicológico, já que seu intuito é o de usar o corpo como ferramenta para explorar um auto-conhecimento e conhecimento externo, com criatividade nas limitações criada pelo próprio homem. Com a pratica do Parkour, a busca aos movimentos naturais de ser humano como correr, saltar, escalar, equilibra-se, agarrar entre outros, estimula uma nova visão sobre o mundo externo, podendo enxergar nova movimentação e possibilidades sobre eles.

E desde que a iniciativa para o primeiro passo dentro desse mundo novo é dado, a evolução gradual e os níveis a serem alcançados terá um inicio. Esse inicio vem de toda história do Parkour até hoje, para um dia chegar ao um nível máximo de conhecimento sem perder a sua essência.

2 comentários: